O lúdico como instrumento pedagógico
Katharine Ferreira Gomes
Matrícula: 326793
RESUMO
Este artigo analisa a importância do lúdico como processo pedagógico. O que me envolve com este tema é o quão grande é fundamental para a criança o ato de brincar e que aprender com ele é conseqüência. Se realmente ele for usado como uma ferramenta ou como um simples passatempo parece ser benéfico para o aprendizado. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.
Palavras chave: Lúdico, Brincadeira, Brinquedo, Aprendizado.
Introdução
O lúdico, visto até então como processo de desenvolvimento humano, hoje é estudado como algo fundamental no processo de aprendizagem, fazendo com que cada vez mais se produzam estudos para entender sua dimensão no comportamento humano e se busquem novas formas de intervenção pedagógica.
O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade.
Através da atividade lúdica, do jogo, da brincadeira, do brinquedo, a criança forma conceitos, seleciona idéias estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e que é o mais importante, vai se socializando.
Normalmente a criança expressa-s melhor no ato de brincar. Brincar é um ato espontâneo e natural dela passa a aprender sem saber que está aprendendo.
Com base nisso parece que a criança tem maior êxito na aprendizagem quando o lúdico esta introduzido. O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim na infância e na adolescência a finalidade e essencialmente pedagógica. A criança e o jovem tem uma resistência à escola ao ensino, porque acima de tudo ela não é lúdica não é