1365644931 ARQUIVO TrabalhoXXVIISNH MaeledosSantosPereiraBarbosa HilanadeOliveiraAlves
2747 palavras
11 páginas
O lúdico e o ensino de HistóriaHILANA DE OLIVEIRA ALVES*
MAELE DOS SANTOS†
Resumo: o presente artigo traz uma discussão acerca da utilização de ferramentas pedagógicas alternativas no ensino de história, mais especificamente do lúdico. Para isso foi necessário fazer um período de observação em uma escola da rede estadual, especificamente em turmas do 6º ano do ensino fundamental II, para identificar os problemas e as queixas mais comuns feitas pelos alunos e professores, a fim de dinamizar por meio de atividades lúdicas as aulas de história resultando em uma aprendizagem significativa.
Palavras- chave: aprendizagem, lúdico, observação.
Introdução
Com o avanço da tecnologia a maior facilidade e rapidez ao acesso a informação, a escola deixou de ser a única (re) produtora de conhecimento e o método tradicional de ensino, ainda utilizado pela maior parte das escolas, reforçam a idéia da maioria dos alunos de que a escola se tornou em um espaço de aprendizagem totalmente mecanicista.
Por meio de observações e conversas realizadas através do PIBID (programa institucional de bolsa de iniciação a docência) em turmas de 6º ano do ensino fundamental II, no colégio estadual José Ferreira Pinto na cidade de Feira de Santana, Bahia, percebeu-se a dificuldade dos alunos em aprender e o desinteresse destes alunos pelo ensino de história.
Após detectarmos essas e outras dificuldades relacionadas ao ensino de história, percebemos a necessidade da utilização de ferramentas que auxiliem ao aluno aprender de maneira significativa e prazerosa, nesse caso optamos pelo lúdico.
Discutiremos no decorrer deste estudo como a utilização do lúdico no ensino de história pode resultar em uma aprendizagem significativa e o potencial deste instrumento pedagógico como articulador de ensino e aprendizagem.
*
†
Universidade Estadual de Feira de Santana...
2
O lúdico e o ensino de história
A realidade da educação básica tem sinalizado um grave problema: os alunos não estão aprendendo história