Resumo cisco icnd2 (ccna)
Capitulo 1 – VLAN
LAN inclui todos os dispositivos no mesmo domínio de broadcast.
Com VLAN o switch pode colocar algumas interfaces em um domínio de broadcast e outras interfaces em outros domínios de broadcast, criando vários domínios de broadcast.
Razoes para se usar VLAN: . Criar projetos mais flexíveis que agrupem usuários por departamento ou por grupos que trabalham juntos, em vez de criá-los por localização física. . Segmentar dispositivos em LANS menores(domínios de broadcast) para reduzir a sobrecarga causada a cada host na VLAN. . Reduzir a carga de trabalho para o STP (Spanning Tree Protocol) limitando uma VLAN a um único switch de acesso. . Impor uma melhor segurança mantendo os hosts que trabalham com dados sensíveis em uma VLAN separada. . Separar o tráfego enviado por um telefone IP do tráfego enviado por PCs conectados aos telefones.
Trunking de VLAN – necessário para instalar uma VLAN que existe em mais de um switch.
Trunking com ISL e 802.1Q O Trunking de VLAN faz com que os switches utilizem um processo chamado de VLAN tagging, através do qual o switch de envio acrescenta outro cabeçalho ao frame antes de enviá-lo pelo trunk. Este cabeçalho VLAN adicional possui um campo VLAN identifier (VLAN ID) de forma que o switch de envio possa listar o VLAN ID e o switch de recebimento possa saber qual VLAN pertence cada frame. O uso do trunking permite que os switches transmitam frames de varias VLAN’s através de uma única conexão física. Os switches cisco aceitam dois protocolos de Trunking diferentes: ISL (inter-switch link) e o IEEE 802.1Q.
ISL O Frame ISL da Cisco encapsula todo o frame ethernet dentro do cabeçalho e trailer ISL, com o cabeçalho contendo o numero da VLAN. O cabeçalho ISL utiliza o MAC do switch de envio e de recebimento como sendo os endereços MAC Origem e Destino respectivamente. IEEE 802.1Q O encapsulamento do IEEE 802.1Q na verdade adiciona um campo no cabeçalho do frame