Vygotski
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Castanhal
Psicologia da educação
Resumo do artigo Docência: pesquisa e intervenção
Referencia: DAVIS, Claudia; AGUIAR, Wanda Junqueira. Docência: pesquisa e intervenção. (P.48-57). In: OLIVEIRA, Marta Kohl de. (Org.) ET alii. História da pedagogia Lev Vigotski. Educação, Segmento, v. 2, 1986-1934.
Este resumo refere-se a um artigo que tem como título “Docência: pesquisa e intervenção” e é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão e tem como tópico 1º Linguagem e história, 2º A pesquisa: como fazer e pra quê? , 3º Coleta de dados, 4º Análise e interpretação dos resultados, 5º A aula de Ana, 6º Da prescrição à transformação. O artigo tem como objetivo, dar uma visibilidade à atividade realizada pelos professores, acreditando que se houver uma compreensão será possível transformá-la no sentido esperado. Foi analisada a atividade de uma professora das series iniciais de uma escola da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.
No primeiro tópico trata-se da linguagem como aspecto central para o trabalho ser realizado como esperado, já que é por meio da linguagem que se pode analisar o trabalho do docente e o modo de pensar, sentir e agir dos professores e pela linguagem tornamo-nos sociais. E a atividade que se empreende é onde o decente é colocado em uma tripla relação: com os objetos de formação; com o ambiente profissional e social e seus outros sujeitos; e por fim, com ele mesmo.
No segundo tópico é revelado que tem a pesquisa por finalidade investigar a atividade docente. E para isso existem três momentos: 1. a auto-observação, onde o sujeito faz um dialogo de sua própria atividade como professor; 2. a auto confrontação simples onde é posto ao sujeito aquilo que foi observado, e agora o sujeito passa a ser o observador de sua própria atuação por meio de um vídeo; 3. A auto confrontação cruzada, onde sua atuação é vista pelo sujeito, por um colega de