Vygotski e a educação
Essa abordagem torna-se importante, pois enfatiza que o individuo não é um ser pronto para desenvolver-se simplesmente devido à capacidade biológica, mas que seu desenvolvimento acontece através da interação com o outro e o meio, sendo que o desenvolvimento acontece nas experiências culturais que são constituídas historicamente em gerações precedentes.
Lev Semenovitch Vygotsky (1896 — 1934) foi um pensador Russo importante em sua área, pioneiro na questão do desenvolvimento intelectual das crianças a partir de interações sociais e condições de vida. Veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose, aos 37 anos. Desenvolveu a teoria da aprendizagem sócio – histórica e suas idéias contribuíram de forma significativa para a educação até os dias atuais. (Moll,1996, p.52)
Moll (1996) nos mostra que a abordagem da teoria de Vygotsky pode ser aplicada na relação entre o aluno e o professor. O professor é a figura que proporciona a aquisição de novos conhecimentos e conceitos.
Vygotsky fundamenta que essa relação se dá através da experiência, do contato e da relação entre os indivíduos. Para tanto, ele estabelece o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Segundo Vygotsky, todos os seres humanos nascem prontos para desenvolverem sua linguagem e inteligência, entretanto é a experiência com o ambiente e com o outro que estimula e propicia esse processo. Assim a