vygotski
2 Era contemporâneo de Parmênides. É conhecido pelos seus escritos não muito claros.
3 Avesso à vida, triste e arrogante, era chamado de ‘Obscuro’. Radicalizou sua filosofia de vida e passou a viver isolado.
4 Ele observava o constante devir das coisas, o mundo está em um perpétuo fluxo. 5 Heráclito estava preocupado em tentar compreender o logos, isto é, a razão universal invisível que ordena todas as coisas. 6 Tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança.
7 Segundo Hegel, é a Heráclito que devemos o nascimento da filosofia, ele encontra "ideia filosófica em sua forma especulativa".
8 Para Heráclito, a dialética pode ser exterior – um raciocínio de dentro para fora - e imanente do objeto – quando se foca na observação atenta do ser.
9 Dialeto era na Grécia antiga a arte de dialogar, que passou a demonstrar por meio de uma argumentação capaz de definir os conceitos envolvidos na discussão.
10 Heráclito foi o pensador dialético mais radical da Grécia antiga. Nos fragmentos deixados por ele, pode-se ler que tudo existe em constante mudança.
11 Os gregos acharam essa concepção de Heráclito muito abstrata, muito unilateral. Para Heráclito não existia qualquer estabilidade no ser.
12 o sonhar falando psicologicamente pertence somente a cada ser, sendo indiferente o fato de que estejamos dormindo ou despertos.
13 Para Heráclito os sonhos eram voltados para um mundo totalmente seu, e quando estamos acordados vivemos em um mundo em comum.
14 O mundo cosmo, em Heráclito, o elemento determinante dessa união ou dessa dispersão é o logos.
15 Para Heráclito, a vigília é o despertar do pensamento individual e da apreciação subjetiva; do ponto de vista positivo, é a vida.
16 Para Heráclito o princípio das coisas é o fogo. O fogo transforma-se em água, quando se