Escola e familia
TEMA: Escola e Família: Dilemas da aprendizagem na formação do sujeito
PROBLEMA: Como auxiliar o convívio entre as instituições de ensino e a família?
JUSTIFICATIVA: O processo da aprendizagem ocorre em todas as etapas da vida de um sujeito, proporcionando a sua sobrevivência em sociedade.
OBJETIVO GERAL: O objetivo de contribuir e assistir no desenvolvimento de crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, bem como ressaltar maneiras dos pais assessorarem seus filhos.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Esperam-se um crescimento significativo na qualidade de vida da criança e no aproveitamento escolar da mesma.
REFERENCIAL TEÓRICO:
A avaliação da escola deve ser adaptada para envolver seus alunos. E na ocasião em que nascer algum problema com algum aluno é necessário que haja uma mobilização por parte da escola, a fim de que resolverem a provável dificuldade. A escola deve esforçar-se para a aprendizagem ser expressiva para o aluno. Com isso todos tem a ganhar, a escola, a família e principalmente a criança. É importante ressaltar que a realidade educacional vem passando por mudanças consideráveis com o passar dos anos, de modo particular no compromisso e encargo do educando com suas atividades escolares e a participação dos pais nesse comprometimento.
METODOLOGIA: A metodologia da pesquisa bibliográfica que abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos informativos, e internet etc.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA: ARIÈS, P. A história social da criança e da família. Rio de Janeiro, RJ.: LTC, 1978. BERTAN, L. A relação escola-família: um espaço negado dos pais? Colloquium Humanaram, v. 3, no 2. Dez.