Familia e escola
Juliana Fontoura*
RESUMO: Atualmente se vive em uma sociedade contemporânea na qual não se sabe mais o papel da família e da escola na formação do sujeito, cabe resgatar o sentido de família e valorizar a escola. É necessário construir uma relação entres estas instituições para a construção de uma sociedade mais preocupa com o futuro.
Palavra-chave: Sociedade. Família. Escola
Compreende-se que o comportamento humano acontece a partir das relações sociais existentes na sociedade, sabe-se que nossos ancestrais comportavam–se como animais e ao longo dos anos a espécie evolui e começou a constituir grupos, passando a vida coletiva, assim o ser humano obteve responsabilidades e funções construídas dentro de uma família desenvolvendo um comportamento social. De um modo geral, viver coletivamente consiste num grande acordo sustentado pelos pilares da sociedade, que se constitui na família e depois na escola.
Cada qual tem seu papel e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços, só dessa maneira será possível superar os grandes desafios, deste nosso desvairado mundo contemporâneo” ( FILHO, 2002p. 15).
Hoje pensarmos em família é uma tarefa difícil, por que existe uma grande diversidade em torno desta questão: antigamente uma família era composto pela mãe dona do lar e o pai trabalhador, atualmente encontramos famílias intactas, em processo de separação, reconstituídas, constituídas por casais homossexuais, com filhos adotivos, mas apesar das mudanças “a família é única em seu papel determinante no desenvolvimento da sociabilidade, afetividade, responsabilidade dos indivíduos em especial na infância e adolescência” ( FILHO, 2002, p. 41).
Não existe mais a família ideal o que ocorre são os arranjos familiares, não desconsiderando os diversos tipos de famílias, mas deve se lembrar que a conduta das crianças em grande parte é a reação ao comportamento que