escola da familia
Tradicionalmente, a família tem sido apontada como parte fundamental do sucesso ou fracasso escolar. A busca de uma harmonia entre família e escola deve fazer parte de qualquer trabalho educativo que tem como foco a formação de um individuo autônomo. A família tem se mostrado fator decisivo para o sucesso escolar dos alunos, diante desta constatação as instituições escolares tentam implementar ações que aproximem a família da realidade da escola.
O projeto de ação “A escola da família” foi desenvolvido com base em observação das necessidades da escola Padre José de Anchieta. Observou-se que para a direção da escola uma maior presença da família tem sido um desafio a ser superado. O estágio de gestão realizado na escola evidenciou que é possível utilizar práticas educacionais e administrativas que favoreçam um relacionamento mais amistoso entre direção, educadores, pais, alunos e comunidade.
Este projeto faz parte de uma proposta que visa melhorar o desempenho no ambiente escolar, com a participação mais efetiva da família no cotidiano da escola. O conteúdo deste trabalho traz sugestões interessantes que podem servir de instrumento de mobilização da comunidade para a promoção de uma gestão participativa, com a inclusão de toda a comunidade na rotina da escola.
Esperamos com este projeto contribuir efetivamente com iniciativas que proporcionem uma maior integração entre a escola e a família dos educandos, favorecendo um ambiente participativo que valorize os saberes da coletividade e abra as portas da escola para a comunidade.
JUSTIFICATIVA
A escola Padre José de Anchieta é uma das grandes escolas do município. Possui uma grande demanda de estudantes matriculados no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. A escola está situada em região periférica da cidade e possui graves problemas relacionados à evasão e a indisciplina. Em entrevista realizada com a direção da escola, verificou-se grande preocupação da