Família e escola:
v.4 - n.9 - Julho - Dezembro 2009
Semestral
Artigo:
FAMÍLIA E ESCOLA:
ROMPENDO BARREIRAS, FORTALECENDO RELAÇÕES
Autora:
Cleusa Maria Biondo Brambatti1
1 Pedagoga - Ênfase na Formação Docente e Gestão Escolar da Faculdade IDEAU, Licenciatura Curta em
Estudos Sociais pela Faculdade FAPES, Pós-Graduação em Interdisciplinaridade pela EST, Professora da Escola
Estadual de Ensino Médio Professora Adelaide Picolotto. Residente na Rua Caxambu, nº 117, Centro, CEP
99940-000, Ibiaçá/RS, E-mail cleusabrambatti@ibest.com.br.
2
FAMÍLIA E ESCOLA:
ROMPENDO BARREIRAS, FORTALECENDO RELAÇÕES
Resumo: Este artigo visa discutir um tema polêmico e bastante atual: a falta de relacionamento entre família e escola. O objetivo é identificar quais as características da relação que a escola estabelece com a família e viceversa e de que forma melhorar essa realidade. Através de pesquisa bibliográfica, observou-se as transformações ocorridas na família tendo em vista as mudanças sociais e o reflexo que estas causam na estrutura familiar e escolar. Destacou-se a importância do bom relacionamento entre família escola para a aprendizagem da criança.
A família precisa assumir sua responsabilidade frente à educação dos filhos, promovendo a educação de valores, impondo limites e educando através do diálogo e do afeto. Cabe à escola desenvolver ações que fortaleçam os laços com a família, proporcionando maior abertura e participação. Romper barreiras em busca da maior conscientização e comprometimento da família é muito importante e necessário à realidade da escola hoje. Isso faz com que todos se unam em torno do mesmo objetivo: melhorar a educação das crianças, cumprindo com seu papel perante a sociedade.
Palavras-chave: escola, família, relações, transformação.
Abstract: This paper aims at to argue an controversial and sufficiently current subject: the lack of relationship between family and school. The