Família na Escola
Anália Franco
Curso: Psicopedagogia
Agências socializadoras e construção de conhecimento: famílias e escolas.
Professora: Marisa Salomão
Daniele Coutinho Bianchini – Turma: 2012235 – RGM: 37729-5
Tema:
“A família na escola e a escola na família.”
Introdução:
Nesse trabalho, vou falar sobre a importância da parceria família & escola para o desenvolvimento eficaz da aprendizagem.
A família é, formalmente, considerada a instituição que forma o indivíduo por excelência. É nela que as primeiras aprendizagens se formarão, se constituirão. Valores, limites, proteção são encontrados na família e ela será a base dos aprendizados que se ampliarão na instituição: escola.
A escola é uma instituição potencialmente socializadora. o ambiente do saber sistematizado. É papel da escola formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida.
Sendo assim, a vida familiar e a escola se completam. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente.
Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução.
Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.
É fato que família e escola representam pontos de apoio e sustentação ao indivíduo e marcam a sua existência. A parceria família e escola precisa ser cada vez maiores, pois quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos serão os resultados na formação do sujeito.
A parceria entre a família e a escola,