Lei e o escambal
Professora: Mirtes Matéria: Português/ Literatura
Lei, é um princípio criado para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento com objetivo proporcionar uma coexistência pacífica entre os membros da sociedade.
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o princípio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal. É um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material.
No imaginário popular, quando seu direito é infligido, o órgão que supostamente impõe a “justiça” vai fazer com que as devidas ações sejam feitas para o bem do povo. Mas o poder judiciário aplica apenas as leis, que não são de um todo justas para todos, causam um sentimento de dúvida na questão “justiça”. Independentemente do que um ou outro juga ser certo ou errado, as leis são supostamente feitas para o bem geral, portanto, o poder judiciário aplica as leis devotamente. Mas como já dito, o que é certo para um pode não ser para o outro fazendo com que sentido de justiça nem sempre convenha com as leis.
Fazer “justiça” comas próprias mão, é algo repudiado pelas leis. Como pessoa, nós ficamos em cima do muro diante te tal situação na hora de julgar se é certo ou errado. Um pai que teve sua filha de 10 anos estuprada; Quem não se colocaria no lugar desse indivíduo e imaginaria o que faria numa situação dessas? De todo modo, foi uma ação precipitada, no calor do momento, evolvendo raiva, sentimento de impunidade e indignação. Se todas a pessoas que forem “injustiçadas” nessa vida forem tirar satisfação com as próprias mãos, o mundo viraria um caos, daí vem o sentido das leis que já foi citado.