Tcc Ludicidade 2014
JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA
LUIS HENRIQUE SILVEIRA FERREIRA
LUDICIDADE COMO MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CAMPO GRANDE – MS
2015
HELEN OLIVEIRA DE SOUZA
JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA
LUIS HENRIQUE SILVEIRA FERREIRA
LUDICIDADE COMO MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador (a): Priscilla Basmage Lemos Drulis
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CAMPO GRANDE – MS 2015
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA
2. INTRODUÇÃO
3. OBJETIVOS
3.1GERAL
3.2ESPECÍFICOS
4. METODOLOGIA DA PESQUISA
5. CRONOGRAMA
6. REFERÊNCIAS
1. JUSTIFICATIVA
Na atualidade, muitos professores vêm enfrentando diversos desafios para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas e somando-se a isso de maneira articulada com a realidade dos educandos. Percebe-se que, até mesmo na Educação Infantil muitos alunos sentem-se desestimulados nas aulas. Isso se deve muitas vezes pelo fato de que, o mundo moderno coloca-os frente a uma infinidade de recursos tecnológicos que são bastante atraentes, inclusive, para esta faixa etária, onde muitos começam a descobrir o mundo tecnológico.
Vemos então, que é preciso que os envolvidos no processo educacional, em especial os professores, busquem alternativas metodológicas que além de motivar o aluno a se interessar pelas aulas, também dê conta de fazer com que este veja sentido no que está aprendendo.
Pesquisando na literatura especializada, encontram-se registros comprovando que há muito tempo os jogos vem sendo utilizados numa perspectiva educacional. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação. No entanto, percebemos ao longo da história educacional que a ludicidade nem sempre foi vista como um recurso capaz de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Mas