Artigo 4
O uso de drogas é um problema mundial e de grande magnitude, estudos sobre esse assunto vem sendo feitos já há muito tempo e são feitos por diversas áreas do conhecimento. A psicologia tendo o ser humano como alvo do seu estudo não poderia ficar de fora desta onda de estudos sobre as drogas, esse artigo visa relacionar o uso das drogas com o tempo de lazer do adolescente, através de pesquisas foi possível notar que determinadas atividades de lazer eram predominantes entre os jovens que faziam uso de drogas e que os jovens que não eram usuários mentiam atividades antagonistas as do outro grupo.
As diferenças verificadas entre os dois grupos (usuários e não usuários) em relação ao tipo de atividade realizada pelos mesmos são informações importantes para a elaboração de programas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas entre os adolescentes, uma vez que os dados observados levam-nos a refletir sobre as opções de lazer disponíveis para os adolescentes na atualidade. Sendo assim, há a necessidade de novos estudos buscando lançar luz sobre este aspecto.
Além disso, os dados obtidos no presente estudo permitem evidenciar a necessidade de uma reflexão sobre novas atividades de lazer que podem ser oferecidas aos adolescentes incentivando, principalmente, a questão esportiva e cultural, não apenas como forma de preencher o tempo do adolescente e sim como forma de oferecer oportunidades de crescimento pessoal, de excitação, desafio e alívio do tédio por meio de atividades que tragam prazer e que despertem o interesse do adolescente.
Bibliografia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt