Artigo 4 Gonzalez
ISSN 1808-5733
A M ETAFÍSICA TOMISTA: INTERPRETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Ángel Luis González
Universidad de Navarra.
Resumo: É quase impossível produzir um adequado balanço histórico das várias interpretações contemporâneas da metafísica de Tomás de Aquino. O artigo dá especial atenção aos numerosos estudos recentemente publicados referentes às doutrinas Tomistas do ser, do ser pessoal, participação e o conceito metafísico de criação.
Palavras-chave: Tomás de Aquino, Tomismo, metafísica, ser, pessoa, participação, criação.
Abstract: It is nearly impossible to produce an adequate historical balance of the various contemporary interpretations of the metaphysics of Thomas Aquinas. The article pays special attention to the numerous studies recently published concerning the Thomistic doctrines of being, personal being, participation, and the metaphysical concept of creation.
Keywords: Thomas Aquinas, Thomism, metaphysics, being, person, participation, creation.
INTRODUÇÃO.
É notório como diversos setores da filosofia e cultura contemporâneas propuseram minimizar a importância da metafísica, quando não a eliminar completamente, destronando-a de seu estado de cume do conhecimento, onde serve de caminho e fundamentação para todas as outras ciências. Considerase, por assim dizer, a metafísica no passado . Como disse Habermas, hoje estamos num tempo pós-metafísico.
Por outro lado, a encíclica Fides et ratio de João Paulo II também é famosa por promover um renascimento da filosofia com uma dimensão metafísica.
Este documento propõe que a filosofia, no sentido estrito, e não meramente um sucedâneo, seja um instrumento necessário, se desejamos realmente um
Este texto foi o resultado de uma comunicação no Congresso sobre Tomás de Aquino, A
Panorama of Current Research on Thomas Aquinas, ocorrido na Universidad de Navarra, de 25 a 27 de Abril de 2005. A comunicação era intitulada Thomistic Metaphysisc: contemporary interpretations e foi publicada