O lado positivo do estresse
RESUMO
Tomamos por base definições e estudos de especialistas na área da medicina e da psicologia como Alexandrina Meleiro, Dráuzio Varella e Augusto Goldoni para mostrar que de acordo com o conceito original de estresse, ele não é exatamente um mal desnecessário. Pelo contrário, é algo que faz parte do nosso sistema fisiológico e sem o qual nossos ancestrais e nós não teríamos sobrevivido.
Palavras chaves: Estresse, positivo, negativo, reação, benefícios.
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
Não demonstrar nenhum sintoma de estresse nos dias de hoje é algo considerado quase impossível. Todo nosso cotidiano é cercado de situações que designam desgaste e tensão; como pressão no trabalho, problemas pessoais e financeiros, o trânsito congestionado entre outros. Ocorre que nem sempre o estresse cabe neste conceito. Muitos confundem o que vem a ser na realidade uma situação de estresse.
O estresse caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo, sem o qual nós nem os outros animais teríamos existiríamos. Este artigo tende a mostrar o lado positivo do estresse, considerando o domínio psicológico e mostrando que é algo normal e necessário ao ser humano.
2. DEFINIÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Com base nos nossos estudos resgatamos a idéia de que o estresse tem os seus benefícios e é importante para nossa sobrevivência. Mas antes de demonstrarmos isso é necessário defini-lo.
O conceito original do estresse veio antes de (1936) pelo pesquisador canadense, de origem francesa Hans Selye, que considerou o estresse como qualquer adaptação requerida à pessoa. O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um novo evento ou situação importante.
Em uma consulta ao dicionário vimos estresse como: