Estresse
ESTRESSE
Jun-13-2011
ESTRESSE POSITIVO
Extraindo o melhor das situações difíceis
Por Alexandre Peconick (texto) Fotos: Site Sxc.hu
É preciso entender que a pressão é algo que faz parte do cotidiano de trabalho
É muito ruim, sempre estar estressado, não é mesmo? Acredite:..nem sempre! Existe uma sensação a qual podemos denominar "estresse positivo" que, se bem dosada pelo profissional, pode colocá-lo em um nível de competitividade totalmente de acordo com a exigência do mercado atual.
Embora o termo "estresse" signifique "fadiga, cansaço, tensão ou um conjunto de reações físicas, frente a um estímulo nocivo", já se sabe que este fenômeno não se processa apenas de maneira nociva ao organismo. Quando, ao contrário, aumenta a eficiência do indivíduo e apresenta uma intensidade tolerável e adequada, é denominado de "eustress" ou de "estresse positivo".
Segundo especialistas em Saúde e Qualidade de Vida, o estresse negativo, denominado de distress, manifesta-se no sistema nervoso com excitação, cansaço, tensão, alteração do sono e diminuição do interesse sexual, além de pensamentos obsessivos. Quando esta situação é intensa e persistente, poderão ocorrer doenças músculo-esqueléticas, mentais (como a depressão), digestivas (como as úlceras gástricas) e cardiovasculares (como o ataque cardíaco).
Muito se fala sobre estresse, principalmente sobre seus aspectos negativos. Entretanto, poucos se dão conta que uma situação estressante também tem seu lado positivo.
Mas como?
Aprender a lidar com situações ruins fortalece o lado emocional e nos torna mais resistentes para lidar com o lado negativo dos acontecimentos do dia-a-dia. E da vida. Não há como prever. Situações estressantes geralmente nos pegam de surpresa. Mas é a forma como reagimos a elas que poderá garantir um saldo positivo no final das contas, dizem especialistas.
O primeiro passo é identificar o