Estresse
Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores. Hoje, é possível observar que as cobranças sobre o trabalhador estão crescendo cada vez mais, exigindo-lhe a máxima competência. Podemos observar que as mudanças que estão ocorrendo no trabalho estão afetando diretamente na vida do trabalhador causando males a sua saúde.As cobranças constantes que ocorrem no ambiente de trabalho fazem com que o trabalhador apresente o estresse quando seu desempenho profissional passa a ser insuficiente, levando-o a insatisfação com a sua atividade. Podendo também levar o profissional a adquirir a Síndrome de Burnout, onde ocorre a desmotivação do trabalho, fazendo com que a pessoa que apresente esta Síndrome queira abandonar seu emprego.
Com esta pesquisa podemos observar que muito estresse, afeta nossa saúde, pode interferir em nosso trabalho e em nossa vida. Para conseguirmos conviver bem com o estresse, precisamos ter um tempo só para nós, para podermos analisar quais as fontes do estresse em nossas vidas.
2. JUSTIFICATIVA
Antes da Revolução industrial o ser humano obtinha apenas o necessário para sua sobrevivência. Com o passar do tempo, ele construiu máquinas para facilitar e agilizar o seu trabalho. Com a evolução das formas de trabalho o ser humano passou a ser explorado. A partir disso, o trabalhador começou a sentir os sintomas do estresse, pois o esforço por ele realizado era maior que seu organismo suportava.
Atualmente, no mundo competitivo e globalizado em que vivemos, as pessoas tem que viver em constante aperfeiçoamento, e a correria do dia a dia faz com que as pessoas não tenham tempo para si próprio.
As responsabilidades dos profissionais e o acúmulo de funções, uma característica da era pós-industrial, fez surgir um profissional multifuncional aumentando a competitividade em todos os