Estimular O C Rebro E Prepar

1367 palavras 6 páginas
Estimular o cérebro e prepará-lo para o aprendizado. É o que defende a Ginástica Cerebral, Técnica desenvolvida na Califórnia e divulgada no Brasil pelo engenheiro químico Carlos Maurício Prado e pelo livro GINÁSTICA CEREBRAL (Brain Gym) do Dr. Paul Dennison, da Século XXI Editora. Carioca, 39 anos, residindo em Porto Alegre, Prado divulga a técnica há um ano e meio e dá treinamentos.

"A Ginástica Cerebral é a ligação entre o corpo e a mente e pode ser feita por pessoas de qualquer idade, do bebê ao octogenário. Ao enviar estímulos para o cérebro e fazê-lo funcionar ao mesmo tempo, você faz com que ele se desenvolva e aumente a sua capacidade", afirma Prado.
Mas, o que vem mesmo a ser a Ginástica Cerebral? Trata-se de um método científico, desenvolvido desde 1960 nos Estados Unidos pelo DR. Dennison (PhD em educação pela Universidade da Califórnia).

Ele e toda uma equipe de neurologistas, psicólogos, educadores, desenvolveram ao todo 32 exercícios que estimulam o cérebro, com o objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo – o lado direito, a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade, e o do lado esquerdo, o da lógica, do raciocínio, do aprendizado.

A maioria das pessoas usa em média 3 a 4% da sua capacidade cerebral, isso foi constatado com aparelhos avançados de tomografia. É muito pouco. Estima-se que gênios como Einstein tenham chegado a 10%. O objetivo da técnica, ao fazer os dois hemisférios funcionarem juntos é exatamente aumentar essa capacidade.

Os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. O livro GINÁSTICA CEREBRAL ensina tudo isso, apresenta inclusive exercícios para quem tem problemas com português, ativando o lado do cérebro que raciocina com palavras, e no caso da matemática, ativando o lado do cérebro que raciocina com números.

Para cada dificuldade, existe um estímulo apropriado, até para evitar aquele famoso branco na hora da prova ou do vestibular. Você faz os

Relacionados

  • Lage
    71896 palavras | 288 páginas