Stress
Stress é um tema extremamente complexo, ainda muito questionado na atualidade se é ou não uma doença. O índice de pessoas que sofrem de estresse é bem elevado e os números são crescentes a cada dia.
Estamos propensos diariamente a situações que podem exigir mais do que estamos habituados e isso pode desenvolver tensões gerando respostas positivas ao estresse, nos afetando fisicamente e mentalmente, pois toda ação gera uma reação.
No decorrer deste trabalho, estudaremos um pouco sobre essa questão e os reais motivos que podem desencadear o estresse, além de conhecermos os sintomas e saber como pode ser evitado.
Por ser um tema interessante, abrangente e de extrema importância, optamos em falar sobre ele, além é claro, de ser um assunto que tem gerado conflitos e opiniões diferenciadas na sociedade.
Quem nunca ouviu alguém dizer a famosa frase “Estou estressado!”
[pic]
Fonte: Sonhointeligente.com
STRESS OU ESTRESSE
I. Conceito
Palavra de origem inglesa, Hans Selye foi o 1° a tentar definir o conceito de estresse que é considerado na atualidade como uma febre mundial, associada a diversos fatores do cotidiano que desestabilizam o emocional de um individuo por um determinado prazo de tempo, podendo desencadear tensões psíquicas e físicas gerando ansiedade e aversão a situações de exposição as quais não são de habito.
Importante ressaltar que o stress não definido como doença, mas sim, como uma resposta a estímulos adversos sejam eles diretos ou indiretos. Lembrando que cada indivíduo reage de acordo com seu grau vulnerabilidade, melhor dizendo, as pessoas têm reações e percepções diferenciadas para as mesmas situações.
Observe o gráfico:
[pic]
Fonte: Scielo.br
CAUSAS DO STRESS
Qualquer ação no ambiente externo e interior que ocasione uma reação de desequilíbrio no psicológico e/ou no organismo o que pode ser provocado por uma sensação de insegurança, fobia, frustração, desilusão, isolamento enfim,