stress
O termo Stress foi usado pela primeira vez, em 1926 por Hans Seyle que notou que muitas pessoas sofriam de várias doenças físicas e reclamavam de alguns sintomas em comum, tais como: falta de apetite, pressão alta, desanimo e fadiga, Hans Seyle tomou o termo emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais.
stress : sm (ingl) 1 Med Ação inespecífica dos agentes e influências nocivas (frio ou calor excessivos, infecção, intoxicação, emoções violentas, tais como inveja, ódio, medo etc.), que causam reações típicas do organismo, tais como a síndrome de alarma e a síndrome de adaptação. 2 Geol Pressão que atua sobre as rochas na região da crosta sujeita a dobramentos (fenômenos orogênicos) e as deforma e transforma, imprimindo-lhes texturas e composições mineralógicasparticulares. (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=stress)
Seyler (1956) utilizou o termo estresse, agaste ou consumisão a definição com um sentido neutro, nem positivo ou negativo. Seyler definiu como “reação não especifica do corpo a qualquer tipo de exigência” ou falta de esporte físico. A partir dessa definição Selye diferencia dois tipos de estresse o eustresse (eustress) ou agaste, que indica a situação em que o indivíduo possui meio (físicos e psíquicos) de lidar com a situação, e o distresse (distress) ou esgotamento, que indica a situação em que a exigência é maior do que os meios para enfrentá-la. Apesar de ainda ser usado em inglês, o termo "distresse" caiu quase em desuso, sendo substituído pelo próprio termo estresse, que passou a ter o sentido atual negativo de desgaste físico e emocional.
Tendo eliminado como inaplicaveis, sucessivamente, termos tais como dommange, agression, tesion, détresse, a conclusao unanime foi a de que, como nao havia equivalente, era necessario adotar um termo especifico. Depois de pesar a materia cuidadosamente, decidiu-se, inicialmente, que o