filosofo platão
A teoria politica de Platão Platão era filho da mais alta aristocracia ateniense; seus pais foram Aristão e Perizona; Nasceu em Atenas em 427(a.c) foi discíplo de Sócrates e viajou por todo o mundo conhecido desde então. O nome pelo qual ficou conhecido era possivelmente um apelido, aparentemente ele se chamava Arístocles. Fascinado pela politica, sofreu desavenças ao tentar convencer Dionsio, a aplicar suas teorias. Foi vendido como escravo, logo apos liberto e reconhecido por um rico e armador. Não obtendo sucesso, transparece em Leis, que foi sua ultima obra.
O seculo V a.C "epoca das luzes" da Grecia marcou a derrota de Atenas na guerra contra Esparta, e tambem pela morte de Sócraste e diverrsos fatores sociais que agitaram a cidade, fazendo com que Platão desacredite na democracia. A utopia platônica : A República
Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais idéias. Ali está descrito o Mito da Caverna, que Platão imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, apenas enxergam o fundo da caverna. Aí são projetadas as sombras das coisas que passam às suas costas, onde há uma fogueira. Se um desses homens conseguisse se soltar das correntes para contemplar à luz do dia os verdadeiros objetos, quando regressasse, relatando o que viu aos seus antigos companheiros, esses o tomariam por louco, não acreditando em suas palavras.
A análise do mito pode ser feita pelo menos sob dois pontos de vista: o epistemológico (relativo ao conhecimento) e o político (relativo ao poder).
Platão imagina então uma cidade utópica a Calípolis.
Desta cidade utópica cabe destacar as seguintes características:
O estado deveria se ocupar da educação das crianças.
Criar-se-ia um sistema de eugenia para evitar casamentos entre pessoas desiguais.
Instituições para a educação coletiva das crianças, sendo que a educação seria igual para todos até