Filósofo Rei - Platão
Atividade 5
O Livro VII, alegoria da Caverna retrata a busca e a realização da verdade. O filósofo rei foi aquele que buscou o conhecimento, que não se deixou guiar pela mesmice de todos, foi quem se libertou da ignorância que o cercava e que o fazia não enxergar a verdade de fato e foi atrás do saber, por mais dificultoso que fosse o caminho percorrido.
Platão tem uma ideia um tanto sistemática em relação ao governo, para ele só poderia ser bom governante aquele que fosse sábio, portanto o filósofo e não aquele que não possuísse conhecimento ou que o conhecesse com restrições.
Só quem possui o conhecimento, o saber, a verdade, tem capacidade ética e política para governar, para resolver todos os problemas que surgirem. Se todos alcançassem a verdade na sua visão ética de elevação dos sentidos da alma, os problemas estariam resolvidos, e assim seria colocada em prática a ética e política na atividade filosófica, que surgiria com o objetivo de criar uma cidade humana possível.
O grande problema não está nessa busca pelo conhecimento, já encontrado pelo filósofo rei, mas sim em saber como repassar isso àqueles que ainda estão na caverna, pois este sabe que a grande maioria nasceu para viver na caverna e não para saírem dela.
E a solução está na governança, aquele que saiu que é sábio, que sabe o todo, será aquele que governará os demais, e é aí que se encontra a política. Ser político é ser bom, fazer o bem a todos, compartilhar da verdade, porém muitos que estão na caverna, não aceitarão a imposição deste conhecimento, pois pela visão deles também conhecem a verdade, deixá-los na ignorância seria a melhor forma, mas a política é feita de pessoas, e o governante precisará se adaptar a essa situação, a verdade nunca será mostrada de fato, o que se apresentará será a opinião.
Pode-se mensurar que, se ser filósofo é aquele que busca a verdade e que é sábio, e que para ser governante se precisa mascarar isso, um filósofo não poderá