Enterovírus
------------------------------------------------- Enterovírus
MATÉRIA: MICROBIOLOGIA
DOCENTE: PRFº ALANNA CIBELLE F. PEREIRA
ALUNAS: ALEXSANDRA ALMEIDA DE OLIVEIRA VIEIRA
ANA CLÁUDIA MARTINS BASTOS
MARINA SILVA FERREIRA
ELISIANE COSTA
FERNANDA DE CÁSSIA
KELLE SILVA PINHEIRO
ANA PAULA SANTOS
1º SEMESTRE 2012
Enterovírus são pequenos, vírus muito contagiosos feitos de ácido ribonucleico (ARN) e proteínas. O mais bem conhecidos são poliovírus - a causa da poliomielite paralítica, vulgarmente conhecida como pólio. Enquanto poliomielite paralítica é direcionada para a erradicação global através da vacinação, os enterovírus não pólio continuará a ser responsável por um amplo espectro de doenças.Lactentes e crianças jovens são os mais atingidos, porém os adultos são afetados também.
Os enterovírus estão associados com pelo menos 26 diferentes síndromes e doenças, incluindo doenças coronárias, diabetes tipo 1, mão-pé-de febre aftosa, síndrome da fadiga crônica / encefalomielite miálgica, encefalite, herpangia, miocardite, pleurodynia, ADHD, eo sistema nervoso central infecções do sistema, tais como poliomielite, meningite, encefalite, meningoencefalite crônica e paralisia flácida aguda. É possível para uma infecção enteroviral para resultar em uma doença de múltiplos órgãos, ou uma série de doenças em diferentes órgãos de vários anos.
São causadas por vírus, sendo os principais grupos:
• Poliovirus 1, 2 e 3: não serão descritos aqui porque são os causadores da poliomielite ou paralisia infantil;
• Coxsackie A e B;
• Echovirus;
• Enterovirus.
- São vírus muito comuns e circulam durante todo o ano em países semi-tropicais;
- Transmissão: através das fezes, saliva, secreções respiratórias, fômites, transplacentária ou durante o trabalho de parto;
- O período de incubação, ou seja, o tempo desde que a