Horto niteroi
Popularmente conhecido como horto de niterói,o jardim botânico de Niterói é considerado patrimônio da cidade e consiste em uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do município.Tem uma área de 258 mil metros quadrados ,com grande biodiversidade,composto por uma vegetação bem variada e qualitativamente heterogênea.Esse foi o motivo para escolhermos o jardim botânico de Niterói como base de nosso trabalho e pesquisa,afim de podermos explorar o que ocorre com a vida vegetal e animal desta lugar que é considerado de grande importância para a cidade,sendo um lugar ideal para quem busca ar puro ,contato com a natureza e tranquilidade para prática esportivas e de lazer.
2 – Objetivo
Quando se pensa na “vida verde” de Niterói, logo vem à cabeça seus parques e praças, mas acima de tudo pensa-se em lugares que proporcionam tranqüilidade e paz. O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona um lugar destes, como é a sua vida vegetal e animal, que espécies podem-se encontrar e como elas são afetadas pelo homem e suas ações.
3- METODOLOGIA
História do Horto
Localizado na Alameda São Boaventura, 770, seu terreno, que correspondia ao Sítio da Água Azul, foi vendido em 1891 por Constantino Pereira de Barros, Barão de São João de Icaraí, aos proprietários da Ramos e Cia., para a instalação da Olaria Progresso. Com a falência da olaria, a área foi incorporada ao patrimônio do estado para o pagamento de dívidas. Em 1905, o então governador do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, assinou um decreto criando no local o Horto Botânico de Niterói, com o objetivo de cultivar e distribuir mudas e sementes frutíferas, têxteis e medicinais aos agricultores. Foram construídas estufas de plantas ornamentais, tanques de germinação e pomares de plantas fibrosas. No período de 1918 a 1927, o Palácio Euclides da Cunha, sede do antigo sítio, abrigou a Escola Superior de Agricultura e Veterinária da União até a sua transferência para a praia Vermelha, no