Meningite
Meningite
Introdução
O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
Pode ser causada por:
Diversos agentes infecciosos: como bactérias, vírus, outros. Agentes não infecciosos: Traumatismo.
fungos, dentre
As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos.
Introdução
Modo de transmissão:
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.
A meningite tuberculosa é uma complicação da infecção tuberculosa. Os casos de tuberculose pulmonar com escarro positivo à baciloscopia constituem a principal fonte de infecção, pois eliminam muitos bacilos.
A transmissão fecal-oral é de grande importância em infecções por enterovírus.
Introdução
Período de incubação:
Em geral, é de 2 a 10 dias, em média de 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável.
A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros 6 meses após a infecção.
Período de transmissibilidade:
Varia de acordo com o agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoce. No caso da doença meningocócica, a transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça da nasofaringe. Em geral, isso ocorre após 24 horas de antibioticoterapia.
Aproximadamente
assintomáticos.
10%
da
população
podem
apresentar-se
como
portadores
Introdução
Suscetibilidade e imunidade:
A susceptibilidade é geral, mas as crianças menores de 5 anos e adultos maiores de 60 anos são mais suscetíveis à desenvolver esta doença.
Os nativos raramente adoecem, em virtude da proteção conferida pelos anticorpos