Triz
TRIZ é uma sigla russa, transcrita para o nosso alfabeto como Teoria Rechenia Izobretatelskih Zadatchi e significa, literalmente, Teoria da Resolução de Problemas Inventivos. Entretanto, a tradução Teoria da Solução Inventiva de Problemas (do inglês Theory of Inventive Problem Solving) é a mais comum. De acordo com Altshuller, problemas inventivos são um tipo especial de problemas - aqueles que contém contradições. A sigla TRIZ somente surgiu nos anos 70, mas, acabou sendo adotada internacionalmente.
Na definição de Savransky (2000): "TRIZ é uma metodologia sistemática, orientada ao ser humano, baseada em conhecimento, para a solução inventiva de problemas." A seguir, vamos examinar as partes desta definição.
A TRIZ é baseada em conhecimento porque:
- contém heurísticas para a solução de problemas, cujas fontes originais de informações são patentes; - faz uso de efeitos descobertos nas ciências naturais e na engenharia para a solução de problemas; - orienta o levantamento e utilização de conhecimentos referentes ao domínio do problema específico a ser solucionado.
A TRIZ é orientada ao ser humano porque suas heurísticas são para uso humano, não computacional. A TRIZ é especialmente eficaz na solução conceitual de problemas, na qual - pelo menos com a tecnologia atual - o computador não consegue competir com o cérebro humano.
A TRIZ é sistemática porque:
- contém métodos estruturados para orientar a solução de problemas; - considera a situação problemática, a solução e o processo de solução como sistemas.
A TRIZ é voltada para a solução inventiva de problemas porque, embora tenha hoje aplicação nas mais diversas áreas do