Revisa O Bibliogra Fica Criatividade E Inova O

901 palavras 4 páginas
Revisão Bibliográfica
Autores do artigo analisado:
KIATAKE, Marly; Arquiteta Doutoranda, Depto. Engenharia de Construção Civil EPUSP/USP
PETRECHE, João Roberto Diego; Professor Doutor, Depto. Engenharia de Construção Civil EPUSP/USP

Artigo: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS ADAPTADOS À ACESSIBILIDADE

Conceitos fundamentais, Classificações e passos importantes na resolução de problemas. Este trabalho tenta evidenciar como a utilização de um método específico - a TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) - pode contribuir para a geração de soluções, temos como exemplo o uso de várias ferramentas da teoria para capacitar os projetistas na geração de ideias, sendo alternativa à necessidade de aperfeiçoamento da qualidade com redução do tempo de desenvolvimento. De acordo com Genrikh Altshuller(1984), o criador da TRIZ, a maioria dos obstáculos na resolução de problemas difíceis diz respeito a um fenômeno denominado na teoria de inércia psicológica. Ou seja, o esforço feito para preservar ou resistir a mudanças no atual estado. Em outras palavras, a inércia psicológica conduz à criação de barreiras à resolução de problemas complexos, nos casos em que a solução não pertence ao conjunto das soluções de rotina.

Baseando-se na TRIZ, os dois passos mais importantes na resolução de problemas complexos são: definir o problema e encontrar uma solução potencial. Para estes fins, a teoria oferece diversas técnicas e métodos. A adequação de projetos edificados à acessibilidade tem sido caracterizada, de modo geral, pela falta de criatividade e inovação nas soluções arquitetônicas.

Conforme Mann, Ó Cathain (2001), “A TRIZ distingue-se de outras metodologias pela alteração de quatro paradigmas principais: contradições, idealidade, funcionalidade e uso de recursos.”. Contradições são requisitos conflitantes em um mesmo sistema.
Conforme Savransky (2000), “Ao contrário de um projeto de rotina que conduz à

Relacionados