Contabilidade
O QUE É ESTRESSE?
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Os estímulos que desencadeiam uma reação de estresse no organismo são chamados de estressores.
Às vezes o estresse pode ser benéfico (como na preparação de uma prova ou como reação a uma situação de perigo,...) mas também pode infelizmente levar a uma situação desfavorável (estresse ruim), que pode desencadear em úlceras ou ainda diversos problemas psíquicos (fadiga, distúrbios do sono, depressão).
TODO ESTRESSE É RUIM? EXPLIQUE.
Não. Mesmo em situações ruins, que causam sofrimento e dor, é possível ver o lado positivo. O estresse é dividido em fases, e, dependendo do estágio, pode ser saudável. “A primeira fase, que se chama Alerta, é fundamental para a nossa sobrevivência. Nos enche de energia, motivação e disposição para enfrentarmos as dificuldades. O importante é reconhecer seus limites e não ultrapassá-los.
Ao contrario do que muitos pensam o estresse nem sempre é algo negativo, mas um processo de defesa do corpo.
De acordo com o pós-doutor em Psicologia Experimental pela universidade de São Paulo (USP) e especialista em análise de comportamento e estresse Elizeu Borloti: “O estresse é uma preparação do corpo diante de qualquer mudança a que necessita se adaptar ou problema que precisa enfrentar em contingencias aversivas”.
COMPROVADAMENTE EXISTEM TRÊS GRUPOS DE FATORES POTENCIAIS DE ESTRESSE NO TRABALHO . CITE-OS E EXPLIQUE-OS.
A Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 451 profissionais – 288 mulheres e 163 homens – e descobriu que para os entrevistados o estresse pode ser causado por vários motivos, sendo que os principais são pressão, equipamentos que não funcionam e mau humor do chefes e colegas. Para 28% dos profissionais a