O idoso e o acesso a cultura
Vanda Souza
Wanessa Caetano
Resumo
O presente artigo possui como referência o trabalho de conclusão de curso, que busca analisar a relação do idoso e o acesso a cultura, a partir acelerado processo de envelhecimento da população idosa brasileira. Buscando compreender através das discussões e da troca de conhecimento acerca da cultura produzidas nas oficinas culturais do projeto tempo de aprender, possíveis alterações nas formas de compreensão e de acesso à cultura pelo público participante do projeto.
Abstract
Palavra Chave: Envelhecimento,
Introdução
O programa Laboratório de Extensão – Organização de Experiências em Serviço Social, Trabalho e Educação (Lext Oesste) esta vinculado ao Núcleo de Gestão de Programas Sociais (NGPS), e integra a extensão universitária da Universidade Castelo Branco. O programa possui sete frentes de atuação, no entanto a principal atividade do programa é desenvolvida com o Projeto Tempo de Aprender.
As atividades do Projeto Tempo de Aprender são realizadas nas oficinas culturais, e de informática, com seminários, palestras, atividades culturais externas, e discussões. Todas as atividades do Projeto visam oferecer ao público idoso uma educação emancipadora numa perspectiva de autonomia e segurança na tomada de decisões que a vida independente exige. Essas medidas contribuem para que os idosos possam exercer papéis de liderança e referência de forma reflexiva, nas relações sociais e familiares.
Nossa pesquisa destinou-se a responder alguns questionamentos como: Porque grande parte dos idosos atendidos no projeto tempo de aprender, apresentam dificuldades para expressar o seu entendimento sobre o que é cultura? Quais são as dificuldades enfrentadas pela terceira idade para que possa ter acesso a cultura? Quais transformações sociais podem ocorrer quando a cultura é inserida no cotidiano dessa população a partir do conhecimento adquirido nas