idoso
Serviço Social
Profa. Me. Adriana
Marques
UNISEB
Centro Universitário
26/02/2014
Retomada da aula anterior
UNISEB
Centro Universitário
Módulo 6.1
UNIDADE 3
As Particularidades das Políticas Sociais no Brasil
UNISEB
Centro Universitário
Estatuto do Idoso
• Somente em 2003 foi alcançada a redução de idade para o idoso, sendo considerado, assim, aquela pessoa que alcançasse idade igual ou superior a 60 anos, com preservação da sua saúde física e mental, por meio do Estatuto do
Idoso, pela aprovação da Lei nº 10.741, amparando os mais diferentes aspectos da vida cotidiana.
4
A referida lei destaca o papel da família, reforçando e enfatizando a obrigação da família, da sociedade e do Poder Público assegurarem o direito à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar. 5
• 5 minutos
O Estatuto do idoso é hoje conhecido e respeitado em sua comunidade?
https://encrypted-tbn3.gstatic.com
REFLEXÃO
6
• Como um mecanismo de ação e que seja capaz de modificar a visão da sociedade em relação ao idoso, e se irá frutificar a ideia de que este também é cidadão.
• Ressalta os direitos fundamentais previstos na
Carta Magda, como os direitos à vida, à liberdade, ao respeito e à dignidade, bem como aos alimentos, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, ao trabalho, À Previdência Social, à assistência social, à habilitação e ao transporte.
http://amplafusao.wordpress.com
Estatuto e sociedade
7
Carta Magda
• Significa "Grande Carta" (em latim) - é um documento de 1215, que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do rei João, que o assinou, impedindo, assim, o exercício do poder absoluto.
• Resultou de desentendimentos entre
João, o Papa e os barões ingleses acerca das prerrogativas do soberano.
8
• Segundo os