laboratorios
Observamos as placas de sinalização de biossegurança dentro dos laboratórios, onde uma sinalizava proibido fumar, proibido o uso de celular, placas verdes que indicavam a saída.
Na entrada do laboratório existe o “POP” (Procedimento Ocupacional Padrão) que é um manual e guia de EPI para uso dentro do laboratório.
No laboratório de microscopia observamos as capelas, que são usadas para os funcionários ou alunos não inalarem solventes, ácidos ou outros produtos químicos que são prejudiciais à saúde.
O bico de bunsin é um dispositivo amplamente usado em laboratórios científicos para aquecer substâncias. É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras coisas. Basicamente, um bico de bunsin é um queimador de gás de pequeno porte.
As estufas servem para higienização e controle de estufa secagem, esterilização e bacteriológicas utilizadas para esterilização de materiais, vidrarias e culturas bacteriológicas.
A Mufla é um tipo de estufa igual a um forno, é utilizada para altas temperaturas e é usada em laboratórios principalmente de química.
O Chuveiro e Lavador de olhos são usados para casos de acidente dentro dos laboratórios e que precisam de água urgentemente por ter contato com algum contaminante químico.
O cobertor anti-chama é utilizado na prevenção de incêndio, indicado para abafamento de focos de incêndio, que suporta altas temperaturas e retarda a propagação do fogo.
No laboratório de anatomia observamos as seguintes placas:
O mapa de riscos setorial, onde indica que os riscos perigosos são químicos e acidental, por ter formol dentro do laboratório.
Porém, dentro do laboratório contém exaustor, onde a sala fica sempre arejada e não inalamos tanto formol.
Na entrada da sala encontramos uma placa onde indica o uso correto dos EPI’S e IPA’S.
Usar luvas látex, respirador com filtro para gases ácidos e