idosos
O trabalho procura mostrar os programas, projetos e direitos e deveres sociais do idoso, fazendo valer a lei e o seu cumprimento. Para as pessoas idosas, segundo a lei que regulamenta a vida dos idosos, diz que o objetivo da Política Nacional do Idoso é assegurar os direitos sociais com condições que garantam autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Segundo essa lei, considera-se pessoa idosa, o indivíduo acima de sessenta anos de idade. A família a sociedade e o Estado devem garantir aos idosos os direitos de cidadania e participação na comunidade, dando bem–estar e o direito à vida.
O idoso não pode sofrer discriminação, a diretriz da política do idoso prioriza a participação do idoso em planos, programas e projetos que são desenvolvidos pela sociedade. E dever do Estado, dar garantia e priorização no atendimento aos idosos através de condições que garantam a sua própria atividade e sobrevivência.
Através do meio de informações têm que por obrigação divulgar a política e serviços oferecidos em programa e projeto ao idoso. É prioridade o idoso ser atendido em órgãos públicos e privados.
A área de proteção e assistência social deve prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas dos idosos. E também, é competência da área e assistência social atender a criação de alternativas aos idosos como centro de convivência e centro de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas de trabalhos e atendimentos domiciliares.
Segundo a norma da Política Nacional, deve garantir ao idoso, assistência a saúde de acordo com o SUS. Também devem criar serviços alternativos de atendimento para o idoso. Também na área da educação devem adequar currículos e matérias didático-metodológicos e programa e educacionais direcionados ao idoso.
Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação que tenha a finalidade de informar sobre o processo de envelhecimentos. Também tem competência para