Idoso
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
maria elza
o envelhecimento populacional e seu impacto na política de saúde
joinville
2013
MARIA ELZA
o envelhecimento populacional e seu impacto na política de saúde
Trabalho apresentado ao Curso Superior em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.
Prof.ª Cláudia CAMILA Gomes
Tutora de Sala: Iara Garcia
Joinville
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Através deste vamos realizar um aprofundamento em relação aos idosos, assim classificados a partir de sessenta anos de idade. Abordando as políticas sociais desenvolvidas para os idosos, especificamente as ações de promoção e prevenção desenvolvidas pelo poder público em parceria com cada município. Entretanto faz-se necessário um resgate histórico acerca da conquista de direitos de cidadania para esse segmento, que recentemente obteve reconhecimento através de políticas específicas para essa faixa etária.
No Brasil a Constituição Federal de 1988 se constitui um importante instrumento de defesa dos direitos dos idosos. Prevendo o ideal maior de uma sociedade justa e fraterna, pluralista e sem preconceitos.
Entretanto vivemos numa sociedade perpassada de muitas desigualdades, onde a população experimenta as mais adversas condições de vida. Ainda existem muitos preconceitos e discriminações e a população de idosos vivencia essas desigualdades.
Nessa perspectivas as ações de assistência, prevenção e promoção de um envelhecimento saudável com melhores condições de vida ainda se constituem desafio para toda a nação.
Acerca disto teremos um breve respaldo sobre como funciona o SUS ( Sistema Único de Saúde), com relação a estas políticas para manter e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
DESENVOLVIMENTO
“O intervalo de tempo entre a juventude e a velhice é mais breve do que se imagina. Quem não tem prazer de penetrar no mundo dos idosos não é digno da sua