Projeto de pesquisa
Podemos observar que na natureza, desde coisas animadas até coisas inanimadas, tudo esta em constante movimento dos mais variados tipos.
De todos esses movimentos podemos destacar alguns considerados mais simples de serem estudados, tais como o movimento retilíneo uniforme (M.R.U.), movimento retilíneo uniformemente variado (M.R.U.V.), movimento curvilíneo uniforme (M.C.U.) e movimento harmônico simples (M.H.S.). Esse relatório tem como foco o estudo do primeiro movimento, o movimento retilíneo uniforme. Esse movimento é caracterizado por ter seu percurso ao longo de uma linha reta, por isso o nome retilíneo, e por ter a aceleração igual a zero. Portanto esse movimento é o mais simples que podemos imaginar como a aceleração é nula a sua velocidade inicial é igual a final, tornando-se constante, tomando o nome de velocidade média. Na primeira metade do século XIV no Merton College da Universidade de Oxford, um grupo de colegas matemáticos denominados “Calculatores de Merton College” obtém êxito na elaboração de um teorema para a velocidade média o qual seria a base para o MRU. Usando de uma linguagem mais básica, esse teorema diz que:
Um objeto em movimento uniformemente acelerado percorre, ao fim de um determinado intervalo de tempo, o mesmo espaço que seria percorrido por um objeto que se deslocasse com velocidade uniforme que fosse igual à velocidade média do primeiro.
Objetivos
Estudar as características do Movimento retilíneo uniforme.
Verificar a variação do movimento de um corpo no decorrer do tempo.
Fazer a análise cinética dos dados obtidos e classificar a que tipo de movimento eles se encaixam.
Procedimento experimental
O experimento foi feito em laboratório a condições normais, com uma rampa de movimento retilíneo que mede o tempo em que certa