Tituto
Pag. 148,149,150
Conforme a vinda do capitalismo houve uma mudança muito grande entre as antigas corporações, isto é, em que a busca pelo lucro era algo primordial por causa da industrialização e o reconhecimento internacional. A sociologia tinha como característica explicar as diferenças existentes entre as sociedades no patamar de desenvolvimento que tinha como definição: desenvolvidas, semi desenvolvidas e pré-capitalistas. Houve 5 etapas de desenvolvimento:A sociedade tradicional: Em que havia uma produção limitada, uma tecnologia bem rudimentar, além de uma utilização inadequada dos recursos da natureza.A Sociedade em processo de transição:Surgem características que demonstram condições para que haja o desenvolvimento na economia. A Sociedade em inicio de desenvolvimento: Ocorre um crescimento na manufatora, na produção, na política e na sociedade para iniciar o nascimento da sociedade moderna.A Sociedade em maturação: Ocorre um grande desenvolvimento econômico.A Sociedade em produção em massa: Momento em que ocorre um desenvolvimento na área industrial, cientifico além do aumento no capital.É preciso deixar claro que não foram todas sociedade que se desenvolveram da mesma maneira, podemos citar como exemplo o nordeste que se desenvolveu na produção do açúcar por um certo período no entanto depois se tornou uma das regiões mais podres do país. Por esta causa é preciso saber que não somente fatos externos que influenciam no desenvolvimento.
Pag 151,152, 153 A ideia do estudo desenvolvimentista é que a produção em massa e o desenvolvimento do capitalismo, seria alcançada de uma forma lenta mas com inevitável movimento de mudança colocam isso como meta histórica.
Teóricos desenvolvimentista enxergavam o motivo do atraso no desenvolvimento: o apego ao tradicionalismo.Em uma sociedade tradicional as pessoas não se comportariam de um modo efetivo no sentido de obter lucro, pois os tradicionalistas