Computação na nuvem
Nathália S. Lage1, Felipe Barbosa², Thalles Tayrone³, Thales de Arvelos4
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
João Monlevade – MG – Brasil
nathaliaslage@gmail.com, felipe-toca@hotmail.com, thallesttsa2@hotmail.com, ducks.tales@gmail.com
Abstract. This article describes the concept and applicability of the cloud, pointing out the investments of companies like Google and Microsoft to make the concept a reality and its newly developed technologies.
Resumo. Este artigo descreve o conceito e a aplicabilidade da computação em nuvem, apontando os investimentos de empresas como Google e Microsoft para tornar o conceito uma realidade e suas novas tecnologias desenvolvidas.
1. Introdução
O conceito de computação nas nuvens é muito similar ao conceito de computação idealizado nos anos 80 e 90 onde caracterizou o desktop como terminal burro. Eram desktops com um poder de processamento e armazenagem muito limitado, porem utilizava uma interface de rede de 100 megabits e suporte a inicialização via rede, carregando um pequeno sistema dedicado que por sua vez inicializa os dispositivos (monitor, teclado e mouse) e abria uma sessão direta com o servidor. A partir do momento em que era feito o login, era inicializado um ambiente desktop completo, com uma série de aplicações e recursos disponíveis, tal como é feito em PCs desktops domésticos. Mas a maioria das tarefas eram feitas através de um servidor dedicado que provia a execução dos aplicativos e toda a carga de processamento de dados.
Atualmente usa-se a instalação de aplicações em desktops, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo, esse cenário é diferente, as instalações são de aplicações utilizadas por varias pessoas e normalmente é feito no servidor podendo ser acessado por qualquer terminal autorizado através da rede.
O modelo utilizado atualmente pela