Resumo de introdução ao estudo do direito para av1
Resumo para AV1
MUNDO NATURAL x MUNDO CULTURAL
Mundo Natural - Existência das coisas. SER (Existir). Dado: matéria prima. Normas Técnicas. Juízo de Fato (Realidade). Ciências da Natureza.
Mundo Cultural - Coexistência humana. DEVER SER (Comportamento esperado). Construído: edificado. Normas Éticas. Juízo de Valor: atribuição de significados. Ciências Culturais.
Ser e Dever Ser - segundo Kant
Ser corresponde ao mundo real, à concretude, ou seja, à realidade. O homem agindo de acordo como ele é na realidade.
Dever Ser corresponde ao comportamento do homem de acordo com as normas exteriores a ele, com a justiça. Corresponde ao mundo ideal, ou seja, o homem agindo de acordo com a justiça.
Juízo de Fato e Juízo de Valor
Juízo de Fato - dizem como as coisas são, por que são e como são. Estão presentes na nossa vida cotidiana, na metafísica e nas ciências. (Mundo Natural)
Juízo de Valor - interpreta e avalia o acontecimento. São proferidos na moral, nas artes, na política e nas religião. Avaliam as coisas, as pessoas, as experiências, acontecimentos, sentimentos, ações, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou más, desejáveis e indesejáveis. Apreciações de natureza valorativa ou axiológica sobre os fatos sociais observados. (Mundo Cultural)
Direito e as Ciências Afins
O estudo do Direito leva em consideração o conhecimento de outras áreas do saber que guardam com ele afinidade. São elas: * Sociologia Geral e Jurídica * Filosofia Geral e Jurídica * Política * História do Direito * Psicologia Jurídica * Teologia
As diversas acepções do vocábulo Direito
Direito - É um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para a realização da segurança, segundo os critérios de justiça. ou Conjunto de regras sociais, que buscam, através dos ideais de Justiça, trazer harmonia aos indivíduos, que obedecem por temerem a imposição de penalidades por parte do Estado.
Direito