Atps adm
Existem dois grandes nomes na administração, Frederick Taylor, considerado o pai da administração científica e Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da administração.
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar – POCCC. Atualmente com as contribuições da Abordagem Neoclássica da administração realizada por Peter Drucker as funções são conhecidas como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – PODC, isso significa: * Fixar objetivos, planejar; * Analisar: conhecer os problemas; * Solucionar problemas; * Organizar e alocar recursos financeiros, tecnológicos e as pessoas; * Comunicar, dirigir e motivar as pessoas: liderar; * Negociar; * Tomar decisões rápidas e precisas; * Mensurar e avaliar: controlar.
Em outras palavras os princípios para um bom administrador é: * Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; * Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; * Ser proativo, ousado e criativo; * Ter empatia, visão de futuro; * Gerir com responsabilidade e profissionalismo.
Entendemos que hoje se exige do administrador que ele possua a combinação de habilidades, técnica, humana e a conceitual, habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações, pois para trabalhar com seres humanos é preciso conhecer, compreender para posteriormente desenvolver, isto é ser administrador.
Cronologia das Teorias da Administração (etapa 2) * 1903 Administração Científica (Taylor) * 1916 Teoria Clássica da Administração (Fayol) * 1932