Atps de adm
Para algumas pessoas, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, são as mais importantes funções de um administrador. Fayol, dizia que o trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, seleciona as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo otimiza todo o processo.
O administrador acompanha o processo de criação de planejamento, analisa, estabelece colaboradores, define obrigações, supervisiona, ou seja, controla e direciona seus subordinados para que haja uma harmonia de interesses entre organização e trabalhadores.
Abrangência da Direção significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. A escala de direção começa pelos diretores que dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. As pessoas necessitam sentir que estão trabalhando forte para atingir objetivos organizacionais, mas que também encontram satisfação quanto aos seus objetivos individuais. O objetivo da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as áreas. Logo que uma direção toma esse modelo organizacional, os subordinados sentem-se compromissados e responsáveis pelo processo decisório e se empenham para que os objetivos almejados pela direção sejam alcançados. Para obter êxito na direção de uma organização, o administrador precisa estabelecer objetivos, planejar a forma que será executada todo o