violência e maus tratos aos idosos
RESUMO
Este artigo pretende oferecer uma visão ampliada referente à violência, maus tratos e abusos que são os mais variados, cometido em grande maioria pelos familiares, instituições públicas e privadas. A violência contra os idosos é uma violação aos direitos humanos, um dos mais sérios problemas sociais, e cabe aos cidadãos a tarefa nada fácil de aprender a denunciar, e o estado agir com rigor os casos denunciados.
Palavra - chave: envelhecimento; violência; maus-tratos; idoso
INTRODUÇÃO
Com o aumento da expectativa de vida ao nascer e a queda da fecundidade nosso país, está em um processo de envelhecimento. Segundo os dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) “O Brasil será um país velho em 2050.” O que se impõe a pensar e analisar a velhice com uma nova etapa a ser vivida, e não discriminar os idosos de hoje. A violência contra os idosos é uma violação aos direitos humanos, é uma das causas mais importantes de lesões, doenças, perda de produtividade, isolamento e desesperança. É preciso romper o silêncio que cobre o assunto e aprender sobre os direitos dos idosos e detectar a violência e denunciar os agressores. A escolha do tema justifica-se pela indignação com a violência e maus tratos contra os idosos em grande maioria, no contexto familiar e a discriminação e estereótipos nas instituições publicas e privadas. O presente trabalho trata-se de um artigo que abordará discussões acerca do envelhecimento e maus tratos aos idosos de hoje. Fez se necessário a utilização de pesquisas bibliográficas sobre o tema.
O envelhecimento é inevitável O envelhecimento da população em todas as nações, tem se colocado com o desafio para a sociedade mundial. No Brasil não é diferente esse grupo está crescendo em ritmo acelerado, graças ao aumento da expectativa de vida ao nascer, e os avanços tecnológicos e da medicina, melhorias nas condições