desenho organizacional
O Desenho Organizacional retrata a estrutura da empresa e o seu funcionamento, em termos de divisão do trabalho. A estrutura representa as unidades que compõem a empresa e as suas relações de interdependência. O funcionamento leva em conta as funções e atividades necessárias para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais:
1. Diferenciação: trata de divisão do trabalho em unidades, em níveis hierárquicos ou ainda através de unidades ou cargos especializados.
2. Formalização: representada pelas regras, normas, regulamentos da organização.
3. Centralização: que demonstra a localização e a distribuição da autoridade, do poder.
4. Integração: é a coordenação do trabalho das unidades de acordo com a distribuição de autoridade e as regras e regulamentos da empresa.
As empresas, de um modo geral, possuem variações enormes em relação às características enumeradas. O que explica a imensa heterogeneidade de desenhos organizacionais, ou seja, não existem duas empresas com desenhos iguais. E nem poderia ser diferente, posto que as empresas são criadas e constituídas por pessoas e estas são diferentes umas das outras, ora, consequêntemente, um grupo ou equipe que constitua uma empresa o fará de forma única, exclusiva.
Diferenciação
A diferenciação cuida da divisão de trabalho. Aquela que seja a mais adequada para que os objetivos da empresa possam ser atingidos. Esta divisão pode ser feita de três maneiras:
1. Diferenciação horizontal: diz respeito à divisão em departamentos, divisões ou seções seguindo algum critério estabelecido em função dos objetivos da empresa.
2.Diferenciação vertical: são os níveis hierárquicos, ou seja, o número de escalões de autoridade.
3.Diferenciação em tarefas especializadas: ocorre através da criação de unidades ou cargos especializados, para suprir necessidades específicas.
Quanto maior for a