Desenho organizacional
1.2 Diferenciação do desenho Organizacional, suas causas e conseqüências
1.3 formalização, como ela pode ser feita e suas repercussões no desenho kkkkkkkkkkkOrganizacional
2 Desenho Departamental. Página 6
2.1 Vantagens, limitações e aplicações da estrutura funcional
3 Para que servem os cargos. Página 8
3.1 Definir o que as pessoas devem fazer.
3.2 Delimitar as responsabilidades envolvidas no trabalho.
Desenho Organizacional
Imagine que você é desafiado a subir uma trilha até o topo de uma montanha : a sua primeira preocupação será obter um veículo adequado, que tenha bastante potência no motor e uma suspensão resistente.
Não deveria ser assim nas empresas?
A primeira preocupação, ao estabelecer um desafio estratégico, deveria ser aquela de garantir que o desenho da organização seja suficientemente robusto para levar a cabo o que dela se espera.
Infelizmente, não é o que ocorre em grande parte das empresas brasileiras, principalmente naquelas de porte pequeno/médio. A gestão do desenho organizacional é considerada atividade secundária, merecedora de atenção apenas nos momentos de crise financeira, quando empregados são demitidos, cargos eliminados ou acumulados, fábricas e lojas são fechadas. Muitas vezes derrubando por terra, definitivamente, as possibilidades de recuperação.
Existe ainda a visão simplificada que se costuma ter do desenho organizacional, visto apenas como uma questão de montagem de um organograma (sem falar na prática corrente, em especial nas empresas familiares, de ajustá-lo