Gestão da informação organizacional
A competitividade de forma global é a palavra chave no mercado quer seja entre os setores ligados ao mesmo ramo de atividade, ou não. Todos estão, o tempo todo, buscando sua atualização no mercado, a sua eficiência (tanto nos produtos, como nos serviços oferecidos), todos buscam vender qualidade.
E nesta busca constante pela satisfação do cliente e qualidade dos produtos, que as empresas começam a rever e reestruturar seus conceitos, tentando assim detectar até mesmo antecipar-se aos possíveis problemas, buscando para isso, soluções imediatas e também a longo prazo. Toda empresa deve ter um planejamento, gerenciamento e recursos, para poderem ser disponibilizados de acordo com sua necessidade e capacidade. Deve ter, contudo, apoio de todos os departamentos para que possa desenvolver um trabalho que permita garantir ao cliente um nível de serviço adequado ao que se propõe e ao que o cliente procura.
O trabalho proposto foi desenvolvido dentro do Hospital Israelita Albert Einstein: estuda, entre outras características, um sistema adequado de controle de estoque e necessita para isso de um controle rigoroso. Para exercer bem essa função precisamos de um Sistema de Informação adequado, para que a empresa, não comprometa seu capital em estoques, muitas vezes com custo alto de armazenagem e, com isso comprometendo sua competitividade.
O estudo foi desenvolvido na empresa Socopisos e teve como propósito estudar o seguinte problema: “Quais problemas de falta de controle de estoque analisar, para a implementação de um sistema de informação de controle do mesmo para uma loja de materiais para construção?”.
O objetivo principal deste trabalho é que com a informatização, com foco para o controle de estoque, a empresa possa começar a desenvolver a organização de seus processos, melhorando, com isso, seu desempenho, atuando assertivamente: de forma que reduza o número de pedidos com itens faltantes; realize uma compra de acordo com as necessidades, pois