Relatório medidas de volumes
Química Básica
Medidas de Volumes
Aracaju – SE
2010
1. Introdução No laboratório será utilizado vários tipos de medidas sendo de volume ou massa, é necessário que possua a habilidade de identificar as medidas e os instrumentos de medidas , tendo também a necessidade de saber utilizar o instrumento de medida correto para que não haja erros. A eficiência da manipulação dos recipientes volumétricos, bem como de qualquer aparelho ou peça de laboratório, também depende, fundamentalmente, dos procedimentos de limpeza.
2. Objetivo O objetivo é a identificação dos instrumentos adequados para a medição de volumes.
3. Procedimento Experimental
a) Materiais utilizados
• Bureta • Béquer de 50 ml • Pipeta Volumétrica • Proveta • Água
b) Procedimento
1) Medir 20 mL de água em uma bureta e transferir para um béquer de 50 mL.
2) Medir 20 mL de água usando uma pipeta volumétrica e transferir para um béquer de 50 mL.
3) Meça 25 mL em um béquer e transfira para uma proveta.
4. Resultados
1) Foi feita a retirada de 20 ml da bureta , porem a medida analisada no béquer foi de aproximadamente 22 ml. Constatando que a bureta é mais precisa que o béquer.
2) Verificou-se que a medida de 20 ml da pipeta volumétrica transferida para o béquer foi de aproximadamente 22 ml. Constatando que a pipeta volumétrica é mais precisa que o béquer.
3) Foi transferido do béquer 20 ml para a proveta e constatou-se que o volume na proveta era de 17,5 ml. Constatando que a proveta é mais precisa que o béquer.
5. Conclusão
Concluindo- se que foi observado durante os procedimentos experimentais que o béquer não é o instrumento adequado para medição de volumes, pois não apresenta precisão. O instrumento de maior precisão dentre os experimentados é a pipeta