Desenho organizacional
O desenho organizacional é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos, ele aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para que a empresa funcione e gere resultados. O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos.
Os requisitos do Desenho organizacional
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. Ele contribui de quatro maneiras diferentes para a organização tais como:
1. Como estrutura básica – Ela define como será a tarefa da empresa (pela especialização vertical – também chamada de hierarquia – e pela especialização horizontal – chamada departamentalização), bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa.
• Novas formatações organizacionais – as funções organizacionais estão perdendo gradativamente sua importância como estrutura básica, tendo em vista que o foco principal se desloca para a formação de equipes e para os processos organizacionais focando o cliente. Por isso vigora uma nova organização com equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais. Esse resultado tem sido o achatamento da pirâmide organizacional chamamos de downsizing, com redução dos níveis hierárquicos intermediários para aproximar a base do topo da organização, ao mesmo tempo substitui os departamentos divididos por equipes autônomas e transitórias, como a atribuição das atividades de terceirização a fim de se concentrar no núcleo ‘core business’, nas atividades principais para o cumprimento da missão organizacional.
2. Como mecanismo de operação – Direcionam os integrantes da empresa o que devem ou não fazer, por meio dos cargos, rotinas e procedimentos de trabalho, normas e regulamentos