Maus tratos ao idoso
1- Tema: Maus Tratos ao Idoso
2 – Problematização:
- O que vem ocasionando o crescimento de maus tratos à pessoa idosa?
Por que vem ocorrendo à omissão da família em maus tratos ao idoso?
3 – Delimitação do objeto de pesquisa:
- Apresentar a sociedade de modo geral em relação ao crescente índice de maus tratos a pessoa idosa.
4 – Justificativa:
Os idosos são vítimas dos mais variados tipos de violência, estas violências variam de insultos e agressões físicas perpretadas por familiares e cuidadores, maus tratos em transportes ou instituições públicas e privadas e as decorrentes políticas socioeconômicas que reforçam as desigualdades presentes na sociedade ( violência social).
Os principais causadores dos maus tratos estão dentro de casa, nas instituições asilares ou dos hospitais. Maus tratos é todo ato, único e repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorrem danos ou incômodo.
Muitos dos idosos são maltratados pela própria família, que é o principal agressor, mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência física, pode ser expressa tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.
Justifica-se que atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso, que é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. Um outro fato bem comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. 5
5 – Objetivos:
5.1 – Objetivo Geral:
- Possibilitar a percepção acerca dos maus tratos nos idosos.
5.2 – Objetivos específicos:
- Explicitar as diferentes formas de maus tratos em idosos.
- Conscientizar as famílias e a sociedade de como agir em maus tratos aos idosos.
6 – Fundamentação teórica:
Os maus tratos