O Faz-de-Conta na Educação da Infância e o Desenvolvimento da Aprendizagem
UNIVERSIDADE PAULISTA
TEMA
O Faz-de-Conta na Educação da Infância e o Desenvolvimento da Aprendizagem
DISCIPLINA:Jogos e Brincadeira
Introdução
Este trabalho é sobre O Faz-de-Conta na Educação da Infância e o Desenvolvimento da Aprendizagem,a criança que brinca ela se torna um adulto mas feliz e também desenvolve suas habilidades tanto cultural como social.
Faz toda a diferença na criança que brinca,elas aprendem a cada nova brincadeira,desenvolvem as formas de convivência social,modificando e recebendo novos conteúdos,a fim de renovar suas aprendizagens.Quando a criança brinca repedidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber.
A criança ao promover uma situação imaginativa por meio da atividadelivre,ela desenvolve a iniciativa,expressa seus desejos e internaliza as regras sociais.
A brincadeira do faz-de-conta abre caminhos para a autonomia,acriatividade,a exploração de significados e sentidos.Também atua sobre a capacidade da criança imaginar e de representar.
São os jogos ,ainda sim,instrumentos para a aprendizagem de regras sociais.
Brincando a criança se prepara para o futuro,permitindo-se experimentar o mundo ao seu redor.É na brincadeira que situações percebidas ou vivenciadas pela criança passam a ter novo significado.O espaço escolar deve ser favorecedor dessas interações entre a criança e o objeto por ela escolhido,essa troca e interação entre eles é que permitirá construir e desconstruir conceitos permeado pelo misto do real e fantasia.É considerado por diversos autores como fundamental para o desenvolvimento,favorecendo a interação com o outro e possibilitando a expressão das emoções e percepções vivenciada na relação que a criança,estabelece com o mundo real.
APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO
A brincadeira de faz-de-conta nada mais é do que a imitação do comportamento de outra pessoa ou de algo,e recebe outras denominações como:jogosimbólico;jogoimaginativo;jogo de