Faz de conta na educação da infãncia
O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Campinas-Swift
2013
O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Campinas-SP
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo discutir e propor uma reflexão sobre o tema brincar. Partindo de uma análise bibliográfica, procuramos apontar importantes argumentos sobre o tema e a partir de uma observação. Num segundo momento, a brincadeira aparece como algo essencial no desenvolvimento da criança e assim como o conceito de infância, o brinquedo também apresenta sua dimensão histórica e cultural. Logo após, a brincadeira assume sua forma específica de ser um fator social que pressupõe uma aprendizagem e uma importante experiência de cultura e que ao longo dos anos, vem se modificando.
.
JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordar a brincadeira não só como simples entretenimento, mas como atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. O principal questionamento deste estudo é como a brincadeira do faz-de-conta contribui para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Teve como objetivo observar uma criança do sexo feminino, com idade de três anos, que dentro do seu mundo de faz-de-conta escolheu ser monitora. Para este estudo utilizamos o método de observação da criança e com o auxílio de pesquisas em leitura.
Em um tempo não muito distante, o jogo era visto como inútil. Durante a idade-média era associado apenas como jogo de azar. Na época do Romantismo o jogo aparece como algo sério e destinado apenas a educar a criança. Somente com o Renascimento nasce uma nova concepção da infância, reconhece