nutrição
Professora: Ana Patrícia Disciplina: Nutrição
Resumo: Muito além do peso
A obesidade se caracteriza pela acumulação de gordura no corpo, esse próprio excesso de lipídios já se tornou um dos problemas mais graves no mundo, pois exibe o próprio individuo a riscos de saúde, como hipertenção, diabetes, depressão e aumento do risco de morte por doenças cardiovasculares. Porém a obesidade esta sendo caracterizada em crianças e adolescentes, devido a uma má alimentação, a falta de exercício físico e estresses gerados nessa faixa etária causando problemas hormonais nessas crianças. E por isso é fundamental que os pais ou responsáveis tomem partido no estilo de vida alimentar adotado para consigo e para com seus filhos hoje.
A escolha de alimentos industrializados começou após a segunda guerra mundial onde era imprescindível uma alimentação rápida e que sustentasse e que gerasse renda para o comércio e assim se deu inicio aos alimentos processados todos vindos de uma tecnologia da guerra, e que foi aceita pela população se tornando um grande negócio após a guerra e hoje se tornando uma epidemia que se espalhou pelo mundo inteiro.
É notável que no passado as famílias só se dirigiam à restaurantes fast-foods ou comiam comidas com um alto valor calórico em momentos de comemoração e festividades, porém hoje qualquer refeição do dia os pais oferecem aos seus filhos uma educação alimentar ruim, pois lhe dão diversos motivos para terem uma má alimentação, devido a questões como: é mais rápido, sustenta e é gostoso.
No Brasil 33,5% das crianças sofrem com sobrepeso ou obesidade, é alarmante, mas é importante evidenciar que a culpa não se relaciona apenas aos pais desses indivíduos, porque em certos lugares do mundo os alimentos são apenas esses ou os alimentos saudáveis estão com um preço muito elevado, as crianças não são ativas, não brincam e não se